terça-feira, 7 de agosto de 2012

Tijolos maciços, barro, água e açúcar juntos viram forno de pizza na Unesc

Na última aula fui questionada sobre o uso de açúcar na construção de um forno de pizza. 
Por ter se tornado uma pequena polêmica eu não poderia deixar de utilizar essa curiosidade como uma amostra das imensas possibilidades de estudo em nossa matéria sobre os conhecimentos dos processos construtivos.
Segue então uma resposta para esta curiosidade...

Abrs...
Profª Ericka Ferraz


Fonte: http://www.unesc.net/post/64/10/10439



Construir um forno de pizza utilizando tijolos maciços, barro, água e açúcar parece estranho? Pode até ser, mas é factível. Esta convicção pelo menos os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc tiveram, ao participar de uma das oficinas dentro da programação da Semana Acadêmica do curso, que tem foco na sustentabilidade. Ministrada pelo arquiteto paranaense Fábio Remuszka, a oficina mostra como o equipamento pode ser feito em casa, com uma redução de custo substancial de até 70%.

“O açúcar cristaliza e chega a vitrificar, juntamente com o barro, ganhando propriedade refratária”, explica Remuszka. No projeto, o cimento é trocado por terra, e, dependendo das condições do local onde o forno é construído (se em local coberto), terá um logo período de funcionamento.

Arquitetura ecológica
Outras oficinas subsidiaram os acadêmicos para a utilização de materiais alternativos na construção. O uso de grama para a confecção de um telhado foi igualmente demonstrado em uma das atividades, por Remuszka, sendo chamado de “telhado verde”.
A bioconstrução, uma forma mais natural e orgânica de se trabalhar com espaços construídos, também foi trabalhada. Esse novo modelo é proposto a partir de análise ambiental, utilizando-se materiais e técnicas naturais encontrados no local, como terra, palha, bambu, pedras, madeiras, entre outros. A experiência foi apresentada por Juliano Riciardi e Teresa Ferreira Ávila Domino, referente à Casa Colméia, uma moradia familiar e estação de permacultura, situada em Jaguaruna.

2 comentários:

  1. gostei e precisa divulgar tudo que for novidades simples e barata

    ResponderExcluir
  2. Aprender a aproveitar tudo o que a natureza nos oferece, é uma das maneiras que temos para continuar com um mundo por mais tempo.

    ResponderExcluir